Lula manda recado a Trump após ameaça dos EUA: “Somos donos do nosso nariz”
- Redação
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transformou novamente um evento público em palanque político. Durante a inauguração da interligação elétrica de Roraima ao sistema nacional, nesta quarta-feira (10), o petista resolveu responder ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia sinalizado a possibilidade de usar meios militares para garantir a liberdade de expressão no mundo, diante da perseguição judicial a Jair Bolsonaro no Brasil.
Em tom de provocação, Lula declarou que o Brasil é “dono do próprio nariz” e sugeriu que Trump deveria “vir conhecer o sistema elétrico brasileiro” em vez de “ficar brigando” com o país. A fala ecoou como uma resposta direta ao alerta da Casa Branca, que havia criticado os processos conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Bolsonaro.
Ao ser informado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que os Estados Unidos não possuem um sistema de energia totalmente interligado, Lula ironizou:
“Se o Trump vier [para a COP 30], vamos ter que levar isso aqui para ver e comparar com o painel americano. Para ele saber que nós acreditamos em nós, que nós somos um país soberano e somos donos do nosso nariz”, disse.
Críticos apontam incoerência no posicionamento de Lula, que mantém proximidade com regimes autoritários e ditaduras de esquerda, ao mesmo tempo em que ataca governos aliados do Ocidente.
Enquanto isso, o Itamaraty, em sintonia com o Planalto, divulgou nota de repúdio às declarações americanas, reforçando a postura hostil de Lula em relação aos Estados Unidos.
Comentários